Sobre Nós

meia.duzia® uma explosão de sabores de Portugal dentro de um tubo

História – os fundadores…

meia.dúzia® sabores de Portugal é um conceito único e original, nº 1 no mundo na produção de compotas artesanais, cremes de chocolate, molhos, pastas de azeitona e mel em bisnaga.

Criada por 2 irmãos, resultado de 2 paixões, a gastronomia portuguesa e a arte, nasce a ideia da criação da meia.dúzia® em 2012, numa garagem da casa dos seus pais, na aldeia onde nasceram, Outiz-Famalicão, uma aldeia em Portugal a Norte da famosa região do Vale do Douro, muito conhecida pela produção do famoso vinho do Porto.

A Andreia a irmã mais nova de 3 irmãos, acaba-se de formar em Engenharia Alimentar, numa altura que Portugal atravessa uma crise, com dificuldade de conseguir seu emprego e com ajuda do seu irmão Jorge, formado em Engenharia Química e apaixonado pela pintura, inspiram- se nos tubos de tinta do mundo da pintura e desenvolveram este conceito – único e inovador, a criam a meia.duzia®- Experiências de Sabores Portugueses em tubo.

A missão era surpreender o mundo de forma original, com um conceito único, inovador para promover e divulgar os sabores e a gastronomia portuguesa de qualidade única.

A paixão por Portugal está em cada tubo, com sabores de cada região e ingredientes únicos, em que cada cor representa uma fruta, resultando numa paleta de cores que mais parecem tubos de tinta, mas não são, são surpreendentes sabores de Portugal.

A tradição e a irreverência juntam-se e nasce dentro de um tubo o melhor da gastronomia portuguesa.

Os fundadores da meia.dúzia® sabores de Portugal, Jorge e Andreia Ferreira, com a sua mãe

O nome meia.dúzia®…

O nome da marca meia.dúzia® Sabores de Portugal, surge numa visita ao convento de Tibães em Braga - Portugal, na biblioteca do Mosteiro, depois de pesquisas em receitas antigas e conventuais de produtos tipicamente portugueses. Era o nome perfeito, pois é muito usado em receitas tradicionais e cumpria com a missão de dar a conhecer experiências de sabores e assim nasce o 1º produto – um pack de 6 (meia.duzia) de sabores tradicionais de Portugal.

10 anos de meia.dúzia® - o caminho

Desde que foi criada em 2012 , o caminho da meia.dúzia® e seus fundadores Jorge e Andreia, foi feito de muitos obstáculos ultrapassados que lhes trouxeram os sucessos.

Os irmãos Jorge e Andreia, passarem mais de 1 ano a testar receitas e sabores, a testar os métodos de produção e equipamento para enchimento e controlo da qualidade de produtos, para começarem a sua 1 produção.

Contam os irmãos de momentos muito difíceis como encontrar o equipamento adequado para fazer enchimento, o ajuste do processo de produção e o investimento necessário para começar.

Investiram todas economias no equipamento e lançaram mãos a obra numa garagem com 20 m2 na casa dos seus Pais.

A aposta na inovação, mantendo a identidade e valorização de Portugueses é hoje uma aposta ganha, apesar do risco, da diferença e da rutura com as embalagens tradicionais, como mostra a história da marca criada pelos dois irmãos.

Alguns dos marcos na história da empresa em Portugal:

  • Vencedor do 9º Poliempreende IPVC Norte em 2012.
  • Finalistas do Concurso empreendedorismo Acredita Portugal em Junho 2013, e caso de sucesso e campanha BES Inovação- Acredita Portugal em 2014.
  • Finalistas do Nutrition Awards 2013.
  • Vencedor do Concurso 5 anos de vida: Um negócio de sucesso – Promovido pela Fundação da Juventude e Mar Shopping em Setembro 2013, com abertura de loja oficial da marca meia.dúzia®.
  • Empreendedores do ano de 2014 pelo Dinheiro Vivo, Jornal Noticias e Diário Noticias.
  • Abertura de 1º Loja na baixa da cidade do Porto em 2015.
  • Finalista do Prémio Inovação NOS na Categoria PME em Maio de 2015.
  • Vencedores do Prémio Mercúrio – melhor loja Retalho Nacional 2017.
  • Abertura de 2º e 3º Loja na baixa da cidade do Porto em 2019.
Abertura da primeira loja oficial da meia.dúzia, no Mar Shopping, em Portugal. Um marco histórico para a marca, que produz compotas, cremes de chocolate, méis, azeites e licores. Sabores artesanais e 100% Portugueses.

Prémios internacionais – reconhecimento mundial

Os fundadores da marca número um no mundo para compotas em bisnaga, Andreia e Jorge Ferreira, a receber um prémio pelo seu trabalho no Salón de Gourmets, em Madrid, Espanha.

Exporta para 5 Continentes, e mais de 20 Países desde USA, Canadá, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Suíça, Holanda, México, Japão, Emiratos Árabes Unidos, Líbano, Singapura, Hong Kong, China, Coreia do Sul.

O que fazemos...

A meia.dúzia® cria e produz experiências de Sabores Portugueses, produtora de compotas artesanais em bisnaga, cremes de chocolate negro com 70% cacau em bisnaga, mel de Portugal em bisnaga, molhos e pastas de azeitona variedades Portuguesas em Bisnaga, azeites de variedades exclusivamente portuguesas em tubos, molhos e chutneys em bisnaga e mel de Portugal em bisnaga.

As compotas em bisnaga da meia.dúzia® são produzidas com frutas de Denominação de Origem Protegida (DOP), ou de Identificação Geográfica Portuguesa (IGP) ou biológicas produzidas em Portugal, misturadas com vinhos portugueses, ervas aromáticas e especiarias biológicas.

O resultado é surpreendente, experiências de sabor únicas desde as mais exclusivas como compota de morango com vinho do Porto e malagueta, ou as mais tradicionais compotas portuguesas de abóbora com mel amêndoas ou vinho do porto, ou compota de Figo e Vinho do Porto ou pasta de Azeitona Negrinha do douro.

As nossas experiências de sabores...

Procuramos surpreender com a criação de sabores inesperados e únicos.

As nossas experiências recorrem a ingredientes genuinamente Portugueses como Vinho do Porto, Moscatel do Douro e o Vinho da Madeira. Abóbora e Laranja com Mel, Canela e Vinho do Porto, Amora com Avelã e Noz-Moscada, Pera Rocha e Groselha com Cidreira e Pimenta Rosa são algumas das nossas experiências únicas.

Experiências de sabores meia.dúzia com creme de chocolate com laranja em bisnaga

A origem das matérias-primas e ingredientes...

A meia.duzia® valoriza a qualidade das matérias primas que utiliza na produção dos seus produtos, dando preferência a frutas de varias regiões, frutas de denominação de origem protegida (DOP), indicação geográfica protegida (IGP), ou frutas produzidas biologicamente, apoiando, deste modo, os produtores locais e utilizando apenas frutas da época.

Descubra a origem das nossas frutas:

  • Ananás dos Açores DOP - Ilha de São Miguel, Açores, Portugal
  • Ameixa Rainha Claudia D´Elvas - Elvas, Portugal
  • Maracujá dos Açores DOP - Ilha de São Miguel, Açores, Portugal
  • Cereja do Fundão DOP - Fundão, portugal (CERFUNDÃO)
  • Laranja do Algarve – Citrinos do Algarve IGP - Algarve, Portugal
  • Banana da Madeira - Ilha da Madeira, Portugal
  • Maçã Bravo de Esmolfe DOP - Esmolfe, Viseu, Portugal
  • Pera Rocha do Oeste DOP - Região Oeste, Portugal
  • Azeitona Negrinha do Douro (DOP) - Vale do Douro, Portugal
  • Azeitona Galega (IGP) - Beira Baixa, Portugal
  • Pimento Vermelho - Póvoa de Varzim, Norte de Portugal
  • Mirtilos e Amoras Biológicas - V. N. Famalicão, Norte de Portugal

Cada sabor resulta da mistura com ingredientes naturais, os melhores vinhos portugueses (Vinho do Porto, Moscatel do Douro e o Vinho da Madeira), ervas aromáticas biológicas, especiarias e frutos secos de produtores portugueses.

O conceito único...

meia.dúzia® - Portuguese Flavours Experience, proporcionamos experiências de degustação de sabores em Packs de meia.dúzia.

Com o Pack pode levar casa meia.dúzia de sabores para saborear e apreciar no seu espaço de uma forma tranquila, ou oferecer a um amigo ou quem mais gosta uma experiência única.

meia.dúzia® - Portuguese Flavours Experience, proporcionamos experiências de degustação de sabores em Packs de meia.dúzia. Com o Pack pode levar casa meia.dúzia de sabores para saborear e apreciar no seu espaço de uma forma tranquila, ou oferecer a um amigo ou quem mais gosta uma experiência única.

A produção Artesanal...

Os doces de Fruta são preparados de forma artesanal, em produções com máximo de 40kg, com frutas de várias regiões de Portugal, frutas de época e sazonais.

Contendo mais de 55% de fruta, sem adicionar aditivos e conservantes e com reduzida quantidade de açúcar, mantendo e preservando os métodos tradicionais de produção.

Cada sabor resulta da mistura com ingredientes naturais, os melhores vinhos portugueses (Vinho do Porto, Moscatel do Douro e o Vinho da Madeira), ervas e flores aromáticas biológicas e frutos secos de produtores portugueses.

As frutas são preparadas manualmente, bem como as misturas de ingredientes e confecionadas em panelas de alumínio, misturadas de forma artesanal, originando sabores que nos fazem lembrar os doces produzidos pelos nossos avós.

Mirtilos cultivados em Vila Nova de Famalicão, Portugal, pela meia.dúzia - sabores de Portugal. Alfazema biológica produzida em Portugal. Um dos ingredientes utilizados na produção dos sabores gourmet da meia.dúzia. Mirtilos cultivados em Vila Nova de Famalicão, Portugal, pela meia.dúzia - sabores de Portugal.

As nossas embalagens originais…amigas do ambiente

A inspiração nasce do mundo da pintura, tubos de pintura a óleo, em cada cor representa em fruta, uma experiência de sabor.

As bisnagas como embalagem, para além de design único, são ergonómicas de mais fácil manuseamento para barrar, são práticas, dispensam os frascos as colheres e facas para barrar, sendo mais higiénicas. Podemos levá-las para o trabalho, escola, para uma viagem e usá-las de forma original e divertida…

Com as bisnagas são feitas com cerca de 99% alumínio, opacas, reduzindo a exposição do produto à luz e ao ar após abertura é reduzida, a fruta não oxida com a luz mantendo as cores originais e propriedades de nutrientes das frutas.

Preservam os produtos por mais tempo, sem necessidade de uso de aditivos e conservantes.

Embalagem e Reciclagem: As nossas embalagens são feitas com mais de 99,7 % de alumínio infinitamente reciclado, sem perder qualidade e sem ter de extrair mais da Natureza. Colocar no ecoponto para metais cor amarela.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

A ecologia é um pensamento desde sempre presente na produção das nossas experiências de sabores e na gestão das atividades diárias da meia.dúzia®.

Com a evolução dos tempos percebemos a importância de uma mentalidade sustentável, desta forma os nossos produtos foram idealizados com base nestes valores. Desde a matéria-prima, método de produção artesanal, embalagem até chegar às suas mãos, o impacto ambiental é reduzido. Agora, pode reciclar as nossas bisnagas e dar-lhes uma nova vida.

As nossas compotas em bisnaga distinguem-se das demais, não só pelo design apelativo da embalagem, mas também pelo seu conteúdo. As frutas, algumas delas classificadas como DOP ou IGP, são originárias de produtores locais que as cultivam com base numa agricultura biológica, como é o caso dos Mirtilos, Amoras, Maracujás e mesmo das ervas aromáticas. Este tipo de agricultura não só atribui maior qualidade às frutas como também diminui o impacto ambiental.

O nosso método de produção artesanal permite-nos controlar da melhor forma as nossas produções e atingir os nossos padrões de qualidade. A mão-de-obra humana para além da sensibilidade e do toque especial que atribui a cada produto, reduz o nível de industrialização e consequentemente o uso de fontes de energia como a elétrica e fóssil. O desperdício orgânico resultante das matérias-primas é acumulado e reaproveitado de novo para a agricultura. Desta forma, para além das vantagens socioeconómicas (aumento da empregabilidade) a nossa produção assenta em métodos mais tradicionais e ecológicos.

Quando chegamos à embalagem o caso não é diferente. Embora regularmente surjam dúvidas e sejamos questionados pelos nossos clientes, a verdade é que todos os elementos na nossa embalagem são recicláveis. A embalagem em cartão que envolve a bisnaga, pode ser depositada no ecoponto azul e é totalmente reciclável, bem como a tampa plástica que fecha a bisnaga que pode ser depositada no ecoponto amarelo.

E a bisnaga em alumínio? Apesar de não terem a mesma possibilidade de reutilização que os vulgares frascos de vidro, elas podem ser recicladas e ganhar uma nova vida. Sabia que o alumínio pode ser reciclado infinitamente sem perder sua qualidade? O processo resume-se ao derretimento do metal, o que é muito menos dispendioso e gasta menos 95% de energia do que produzir de origem. Segundo algumas fontes, a reciclagem de uma única lata de alumínio pode economizar a energia necessária para manter um televisor ligado durante 3 horas. Outras vantagens são também a ajuda na composição do lixo urbano, a diminuição na quantidade de lixo nos aterros sanitários, a redução do consumo de energia elétrica e a colaboração para o crescimento de uma consciência ecológica.

A meia.dúzia® orgulha-se de apoiar estes valores. Desde a agricultura biológica, produção energeticamente mais económica, reutilização de materiais nas tarefas de logística à embalagem reciclável, a nossa missão é respeitar os princípios da ecologia e um desenvolvimento sustentável.

Produção meia.dúzia com ingredientes sustentáveis, nesta foto a azeitona galega, de Portugal.