Tudo sobre a Maçã Bravo de Esmolfe DOP, variedade de maçã portuguesa

Tudo sobre a Maçã Bravo de Esmolfe DOP, variedade de maçã portuguesa

Chegou o Outono, com ele a colheita de muitas frutas de época. A maçã Bravo de Esmolfe é uma fruta da época que a colheita é feita a partir da 2ª quinzena de Setembro ou inicio de Outubro.

A origem e o nome da Maçã Bravo de Esmolfe

A maçã Bravo de Esmolfe DOP é uma pequena maçã outonal de aroma intenso e polpa macia, autóctone da região de Esmolfe, Penalva do Castelo, na Beira Alta, razão pela qual se chama Bravo de Esmolfe.

Mapa de onde é produzida a maçã Bravo de Esmolfe DOP, uma variedade de maçã portuguesa

Conhecida desde o Séc. XVIII esta variedade é originária da aldeia de Esmolfe - Penalva do Castelo e terá sido obtida a partir de uma árvore de semente, cujos frutos foram muito apreciados, originando uma intensa procura de material e enxertia e a disseminação da variedade.

Desde 1994, a "Bravo de Esmolfe" tem Denominação de Origem Protegida (DOP) definida na legislação da União Europeia.

Características e método de produção e Colheita da Maçã Bravo de Esmolfe

Colheita da Maçã Bravo de Esmolfe, uma variedade de maçã Portuguesa

A Maçã Bravo de Esmolfe DOP fruto que derivada da espécie Malus domestica Borkh tem como principais caraterísticas: calibre médio e pequeno, forma oblonga-cónica, esbranquiçada, eventualmente com manchas avermelhadas e uma polpa branca, macia, sucosa, doce, com boas qualidades gustativas, aroma intenso e agradável.

É produzida na região delimitada, uma altitude ótima de cultivo para a Maçã Bravo de Esmolfe DOP situa-se entre 350 e 550 m. A floração tardia que se observa nesta variedade permite-lhe uma excelente adaptação ao clima da região de produção, onde os riscos de geada tardia são elevados. A colheita é feita a partir da 2ª quinzena de Setembro ou inicio de Outubro.

Maçã Bravo de Esmolfe com Denominação de Origem Protegida (DOP)

O uso da Denominação de Origem Protegida Maçã Bravo de Esmolfe DOP fica reservado aos produtos que obedeçam às características fixadas e a todas as disposições constantes no respetivo Caderno de Especificações, em que a obtenção do produto deve obedecer às respetivas regras de instalação e condução dos pomares, bem como, as substâncias de uso interdito e as condições a observar na produção, colheita, transporte, calibragem e acondicionamento. Só podem beneficiar do uso da Denominação de Origem Protegida Maçã Bravo de Esmolfe - DOP os produtores que sejam expressamente autorizados pelo Agrupamento – FELBA – Centro de Valorização das Frutas e Legumes da Beira Alta, constituída por um Agrupamento Complementar de Empresas da Região da Beira Alta, Gestora e Promotora dos Produtos Qualificados como a Maçã Bravo de Esmolfe - Denominação de Origem Protegida, (DOP) ou a Maçã da Beira Alta - Indicação Geográfica Protegida, (IGP).

Os benefícios da Maçã Bravo de Esmolfe para a saúde

“Uma maçã por dia, não sabe o bem que lhe fazia”

A maçã é uma fruta nutritiva, com muitas vitaminas e minerais, especialmente vitaminas A, do complexo B, C e E, que atuam como antioxidantes e ajudam a neutralizar os efeitos dos radicais livres que são formados pelo envelhecimento, poluição e má alimentação. Rica e minerais como fósforo, magnésio, enxofre, potássio e ferro. A pectina, uma fibra encontrada na casca, fornece uma sensação de saciedade, pelo que o consumo moderado deste fruto seja recomendado para quem procura perder peso.

Um estudo determinou que as maçãs da variedade Bravo Esmolfe têm propriedades fitoquímicas que ajudam o organismo humano a prevenir diversos cancros Maçã Bravo de Esmolfe é uma variedade com muitos benefícios para a saúde que apresenta uma incrível concentração em compostos bioactivos (polifenóis e fibras) e um elevado poder antioxidante. Os antioxidantes têm uma ação neutralizadora dos efeitos causados pelos radicais livres, que são responsáveis pelo aparecimento de determinadas doenças e envelhecimento precoce. Um estudo determinou que as maçãs da variedade Bravo Esmolfe têm propriedades fitoquímicas que ajudam o organismo humano a prevenir diversos cancros.

Descubra os melhores doces de maçã portuguesa – Maçã Bravo de Esmolfe DOP

Onde comprar Maçã Bravo de Esmolfe?

A Maçã Bravo de Esmolfe já tem uma loja online, o “maior pomar online de maçã Bravo de Esmolfe”. O objectivo do novo site - drbravo.pt - passa, precisamente, por “reduzir a cadeia de comercialização do produto e valorizar os produtores”, sublinha à Lusa Cristóvão Monteiro, responsável pelo Centro Estratégico de Inovação Territorial, entidade criadora do projecto. 

Visite a plataforma drbravo.pt para comprar Maçã Bravo de Esmolfe.

Leia mais sobre o lançamento desta plataforma no PÚBLICO.

Descubra os melhores doces de maçã portuguesa – Maçã Bravo de Esmolfe DOP

A meia.dúzia® utiliza na produção dos seus doces de maçã, a maçã Bravo de Esmolfe DOP , fornecida pela FELBA - Viseu - Cooperativa Agrícola de Mangualde, CRL, uma corporativa Agrupamento Complementar de Empresas da Região da Beira Alta, Gestora e Promotora dos Produtos Qualificados, entre eles a Maçã Bravo de Esmolfe - Denominação de Origem Protegida, (DOP) e - Maçã da Beira Alta - Indicação Geográfica Protegida, (IGP).

Os doces de Fruta são preparados de forma artesanal, em lotes no máximo de 40kg e em panelas, com frutas frescas, com mais de 55% de fruta, sem adicionar aditivos e conservantes e com reduzida quantidade de açúcar, mantendo e preservando os métodos tradicionais.

As embalagens são práticas, fáceis de utilizar e para barrar, sem necessidade de usar colher. São mais higiénicas, fáceis de transportar, podendo levar para o trabalho, escola e fazer uma pausa com muito sabor. São opacas, sem contacto do produto com a luz, reduzido contacto com ar após a abertura, reduzindo a oxidação e aumentado o tempo de vida do produto.

As compotas em bisnaga da meia.dúzia® são nº1 no mundo e foram premiadas com prémios de sabor e inovação em 2014 e 2016 em Madrid no Salão Gourmet de Madrid, ITQI Superior Taste Award 2015 e 2016 em Bruxelas, e GREAT TASTE no Reino Unido em 2015 e 2017.

 

Doce de Maçã Bravo de Esmolfe com Hortelã e Vinho do Porto | meia.dúzia®

Este doce é extremamente aromático devido às características da maçã Bravo de Esmolfe, maçã de Denominação de Origem Protegida (DOP), da Beira Alta Portugal, sumarenta, doce e simultaneamente ácida, que, combinada com a frescura da hortelã e o aroma quente e adocicado do vinho do Porto Branco, conferem a este doce um sabor único e sofisticado.

COMPRAR AQUI O DOCE DE MAÇÃ HORTELÃ E VINHO DO PORTO 75G

Sugestão de Uso

Pode ser usado como acompanhamento de pratos de carnes, saladas e vinagretes para saladas, como acompanhamento em receitas como bolinhos de caranguejo ou escalopes de vitela com cogumelos, cobertura de gelados ou bolos ou mesmo cocktails com Martini e gengibre e sobremesas, crepes e panquecas, receitas de doce de maçã, crumble de maçã, receitas de Natal como sonhos com cobertura de Doce de maçã Bravo.

Receitas | Chef

Doce de Maçã Bravo de Esmolfe com Canela | meia.dúzia®

Esta compota portuguesa, é o melhor doce de maçã com canela, extremamente aromático devido às características do fruto, sumarento e doce, misturado com a canela, de sabor pungente e muito quente, dá origem a um doce delicado e com um sabor intenso a canela. Esta mistura é uma das combinações de frutos com especiarias mais apreciadas em todo o mundo.

COMPRAR AQUI O DOCE DE MAÇÃ COM CANELA 75G

Sugestão de Uso

Fácil de espalhar, ideal para barrar bolachas de aveia, de coco, biscoitos de caju, bolachas com chocolate, pão de cereais, tostas integrais, bolachas vegan, panquecas, crepes, waffles e sobremesas.

Acompanha bem com queijos curados, Queijo de Serpa (DOP), Queijo “Tetilla” (DOP), Queijo “Comté“ (DOP) e Queijo “Grana Padano“ (DOP).

Receitas | Chef

Tamanho Familiar

Descubra melhor doce de maçã Bravo de Esmolfe com canela em tamanho familiar, perfeito para partilhar!

COMPRAR AQUI O DOCE DE MAÇÃ COM CANELA 200G

Se gostou destas receitas, subscreva a nossa newsletter e registe-se no nosso site, para receber gratuitamente os nossos e-books com saladas originais ou aperitivos.

Salada de presunto com figo e compota de maçã bravo de esmolfe com canela meia.dúzia


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos