X
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Pata Negra, Serrano e Parma... Sabe a melhor forma de servir estes Presuntos?

Quando se pensa em tapas ou petiscos, um bom presunto é uma das primeiras coisas que nos vêm à cabeça. Os mais famosos são sem dúvida o Pata Negra também conhecido como Ibérico, o Serrano e o de Parma. Cada um tem as suas caraterísticas, formas de servir e a meia.dúzia® tem as compotas ideias para degustar cada um deles.

Embora se possa pensar que os produtos são muito parecidos, porque definitivamente a matéria-prima de ambos é a pata do porco, as pequenas características que encontramos relativas à procedência do porco, à sua raça ou à alimentação consumida, dão por sua vez lugar, a grandes diferenças entre o presunto Pata Negra, Serrano e Parma, as quais se vêm traduzidas, em última instância, em aromas, cores, sabores e texturas particulares e diferenciadas.

Presunto Pata Negra com doce de Ananás

Presunto Pata Negra / Ibérico

As denominações de origem do presunto pata negra (DOP) garantem ao consumidor, que o produto é da maior qualidade e com uma série de características particulares que lhe atribuem uma identidade própria. Para que um presunto possa ser etiquetado com DOP deve provir de um porco com pelo menos 50% de genes ibéricos e a alimentação deve cingir-se ao estabelecido.

O presunto Pata negro tem um aroma muito especial que o identifica e diferencia de qualquer outro presunto por ser mais intenso. A cor vermelha intensa das peças ibéricas são outra característica. No que diz respeito à degustação, um bom presunto pata negra, caracteriza-se por ter um sabor mais intenso e ser mais suculento.

Para consumir há que ter presentes certos fatores importantes que determinarão, em grande medida, o seu sabor aroma e textura. A temperatura é seguramente o mais importante dos fatores, deve ser de entre 21 e 23 ˚C, desta forma adquire a textura, a cor e a suculência ideais para o seu consumo. Para que a experiência de consumir presunto Pata negra seja a mais proveitosa possível é importante que se cortem fatias e lascas muito finas, que se derretam na boca. Para acompanhar a meia.dúzia® aconselha o Doce de Ananás dos Açores com Erva-príncipe, de aroma agradável e sabor bastante cítrico e agridoce.

Presunto com doce de Pera Rocha

Presunto Serrano

Produzido a partir de animais de diversas raças (que não a ibérica): Duroc, Large White, Pietrain ou Landrace. São animais de menor porte, de carne mais rosada e que concentram uma menor quantidade de gordura entre a carne e a pele, o que faz dele um presunto um pouco menos suculento e mais salgado.

É ideal que as fatias sejam finas e não demasiado grandes, se possível cortadas à mão de forma artesanal. A forma tradicional de consumir presunto serrano é com pão, acompanhado de vinho ou cerveja, sendo interessante também a combinação com o Doce de Pera Rocha e Groselha com Cidreira e Pimenta Rosa, com um sabor adocicado, fresco e ligeiramente picante.

Presunto com doce de Amora

Presunto de Parma

O Presunto de Parma ou “Prosciutto di Parma” é um dos presuntos mais famosos da Itália, um produto com denominação de origem protegida (DOP), feito com pernas de porcos criados nas regiões central e norte da Itália, com uma alimentação especial: cevada, milho, fruta e o soro e restos de coalho do queijo parmesão.

O aroma é agradável, a carne tem a coloração rosa avermelhada e a gordura tem a coloração branca ou rosada. É importante não remover a gordura, pois é ela que proporciona o clássico sabor adocicado do presunto de Parma.

Quando tem um produto desta qualidade, os italianos recomendam que o saboreie em combinações simples que não se sobreponham ao seu sabor, como: mozzarela de búfala, melão, figos, pão ou saladas. Para uma harmonização mais complexa e rica a meia.dúzia® aconselha o Doce de Amora com Avelã e Noz-moscada, de sabor quente, textura suave, delicada e com um toque subtilmente ácido resultante da fruta.

Cada um repleto de características intrínsecas, a harmonização ideal pode variar de pessoa para pessoa, no entanto, a meia.dúzia® aconselha estes sabores que considera mais adequados. Conheça o nosso Pack 3 – Ideal para Presunto, conjunto de 3 sabores para uma degustação descontraída num momento entre amigos e família. Uma Experiência de Sabores com distinção!

Partilhar nas Redes Sociais