X
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

ORGULHOSAMENTE PORTUGUESA - Saiba mais sobre Maça Bravo de Esmolfe (DOP), uma variedade unicamente Portuguesa!

A Maça Bravo de Esmolfe DOP

Conhecida desde o Séc. XVIII esta variedade é originária da aldeia de Esmolfe - Penalva do Castelo e terá sido obtida a partir de uma árvore de semente, cujos frutos foram muito apreciados, originando uma intensa procura de material e enxertia e a disseminação da variedade. A Maça Bravo de Esmolfe DOP tem como principais caraterísticas: calibre médio e pequeno, forma oblonga-cónica, esbranquiçada, eventualmente com manchas avermelhadas e uma polpa branca, macia, sucosa, doce, com boas qualidades gustativas, aroma intenso e agradável.

O uso da Denominação de Origem Protegida "Maçã Bravo de Esmolfe - DOP" fica reservado aos produtos que obedeçam às características fixadas e a todas as disposições constantes no respetivo Caderno de Especificações, em que a obtenção do produto deve obedecer às respetivas regras de instalação e condução dos pomares, bem como, as substâncias de uso interdito e as condições a observar na produção, colheita, transporte, calibragem e acondicionamento. Só podem beneficiar do uso da Denominação de Origem Protegida "Maçã Bravo de Esmolfe - DOP" os produtores que sejam expressamente autorizados pelo Agrupamento – FELBA – Centro de Valorização das Frutas e Legumes da Beira Alta, constituída por um Agrupamento Complementar de Empresas da Região da Beira Alta, Gestora e Promotora dos Produtos Qualificados como a Maçã Bravo de Esmolfe - Denominação de Origem Protegida, (DOP) ou a Maçã da Beira Alta - Indicação Geográfica Protegida, (IGP).

doce de maça com canela

Saiba que produtos a meia.dúzia® utiliza para valorizar a maça Bravo de Esmolfe!

Doce Extra de Maçã Bravo de Esmolfe com Hortelã e Vinho do Porto meia.dúzia®

doce de maça com vinho do porto

O doce desta maçã especial, produzida em território nacional, na zona norte e centro, de denominação de origem protegida, extremamente aromática e sumarenta, doce e simultaneamente ácida, combina na perfeição com a hortelã, que traz ao doce um ligeiro toque de frescura. O vinho do porto dá um toque final de sofisticação, com o seu ligeiro sabor e aroma adocicado.

Sugestões para uso deste doce: Pode ser usado como acompanhamento para diversas receitas como bolinhos de caranguejo ou escalopes de vitela com cogumelos, topping para gelados ou bolos ou mesmo cocktails com martini e gengibre, coberturas de gelados, coberturas de gelados e iogurtes. Ideal para sobremesas. Experimente numa salada de Verão- Veja abaixo a receita SALADA VEGETARIANA!

Doce Extra de Maçã Bravo de Esmolfe com Canela meia.dúzia®

doce de maça com canela

Este doce, extremamente aromático devido às características do fruto, sumarento e doce, misturado com a canela, de sabor pungente e muito quente, dá origem a um doce delicado e com um sabor intenso a canela. Esta mistura é uma das combinações de frutos com especiarias mais apreciadas em todo o mundo.

Sugestões para uso deste doce: Este doce de características tão próprias poderá acompanhar na perfeição pretzels (pão tradicional alemão), canapés, sandwiches com queijo cheddar ou queijo de cabra, saladas de cuscuz, carne de porco ou frango assado e guisado de carneiro. Pode também ser utilizado em forma de recheio ou topping para muffins, donuts, gelados, macarrons, cheesecake, crumbles, maçãs assadas, crepes, pavlovas e papas de aveia. Podemos ainda introduzi-lo em batidos ou cocktails de whisky (com gengibre, noz-moscada e sumo de limão.) e cocktails com cidra de maçã.

Vídeo – Receita Cheesecake com Doce de Maça Bravo de Esmolfe com Canela da meia dúzia® - Culinária na Praça RTP


Receitas meia.dúzia®

SALADA VEGETARIANA COM DOCE EXTRA DE MAÇÃ BRAVO DE ESMOLFE COM HORTELÃ E VINHO DO PORTO meia.dúzia®

Salada Vegetariana com doce de maça

INGREDIENTES
Base Alfaces + Rúcula
Tempero Salada Emulsão de Mel Flôr Laranjeira e Malagueta meia.dúzia®
Queijo Fresco
Tomate Cherry
Gomos Maçã
Gomos Laranja
Morango
Doce extra de Maçã Bravo de Esmolfe com Vinho do Porto meia.dúzia®

MODO DE CONFEÇÃO:
Temperar a Rúcula e Base de Alfaces com a Emulsão de Mel Flôr Laranjeira e Malagueta meia.dúzia®, misturar bem.
Colocar 4 fatias de queijo de fresco (se comer lacticínios), 3 tomates cherry cortados em metades, gomos Laranja 3/4 gomos cortados, 2 morangos fatiados.
Por fim aplicar o Doce extra de Maçã Bravo de Esmolfe com Vinho do Porto meia.dúzia® a gosto.

SONHOS COM DOCE DE MAÇÃ "BRAVO DE ESMOLFE" COM CANELA meia.dúzia® E DOCE DE MIRTILO COM CIDREIRA meia.dúzia® - CHEF GIL PINTO – Natal bem à Portuguesa

sonhos com doce maça e mirtilo

INGREDIENTES:
200 ml água;
75g de manteiga;
1 casca de limão;
1 estrela de anis;
1 pau de canela;
1 semente cardamomo;
1 colher de café sal
200g de farinha;
5 ovos;
Doce extra de Maçã Bravo de Esmolfe com canela meia.dúzia®;
Doce extra de Mirtilo com Cidreira meia.dúzia®.

MODO DE PREPARAÇÃO:
Num tacho levar a água ao lume com o sal, a manteiga, o limão, a canela, o anis e as sementes de cardamomo. Deixar ferver para infundir os sabores das especiarias e removê-las.
Adicionar a farinha de uma só vez e misturar até a massa se descolar do tacho.
Retirar do lume, deitar numa tigela e deixar arrefecer um pouco.
Juntar os ovos um a um e mexer sempre.
Levar ao lume o óleo e aquecer, colocar colheradas de massa no óleo de modo a que haja espaço suficiente para que a massa cresça.
Quando a massa subir acima do nível do óleo picá-la com um garfo e deixar os sonhos fritar.
Retirar os sonhos e deixar escorrer.
Passar os sonhos por açúcar e canela, dar um corte de modo a poder introduzir o recheio de Doce extra de Maçã Bravo de Esmolfe com canela meia.dúzia® e o recheio de Doce extra de Mirtilo com Cidreira meia.dúzia®.

Experimente esta e outras sugestões em sua casa, e tenha acesso a um Livro de Receitas do CHEF ÁLVARO COSTA e GIL PINTO. Propostas inovadoras, ousadas, únicas e ORGULHOSAMENTE PORTUGUESAS.

Box chef edição especial natal

SAIBA MAIS SOBRE A BOX CHEF 

Partilhar nas Redes Sociais