X
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Gouda, Edam e Leyden - Como preparar uma tábua de queijos holandeses excecional!

Com uma tradição já milenar, a Holanda é um dos mais famosos produtores de queijo. Através de métodos artesanais e um excelente padrão de qualidade, os queijos holandeses tornaram-se bastante apreciados em todo mundo. Facilmente se encontram numa tábua de queijos e são uma opção alternativa para um momento de descontração entre um grupo de amigos ou família.

Para montar uma bela mesa de refeição, seja para que tipo de evento for, uma tábua de queijos composta com frutos secos, compotas e vinhos é sempre uma opção agradável. Como forma de aperitivo ou posterior ao prato principal, uma degustação de queijos holandeses com compotas portuguesas meia.dúzia® é uma experiência de sabores excecional e que recomendamos. Conheça os melhores queijos holandeses e saiba como harmoniza-los:

Tábua de Queijos Holandeses com compotas

Queijo Gouda – IGP

Gouda é um queijo amarelo feito de leite de vaca. Recebe o nome da cidade de Gouda, nos Países Baixos e é queijo mais produzido no país. Possui um sabor rico, doçura sutil e textura quebradiça encontrada apenas no melhor dos queijos envelhecidos. Sua cor é âmbar profundo e laranja queimado, e seu sabor é uma incrível combinação de doce de caramelo com uma pitada de salgadinho. É um excelente substituto ao Grana Padano para ralar e vai caramelizar de forma perfeita sobre suas receitas favoritas. É um queijo bastante apreciado em fondues e harmoniza deliciosamente numa tábua com o Doce de Mirtilo com Baunilha e Vinho do Porto.

Queijo Edam – IGP

O nome Edam surgiu porque o queijo foi feito dentro e em torno da cidade portuária com o mesmo nome e exportado através desse porto. Em 2010, a UE concedeu o estatuto de IGP ao termo “Edam Holland”. É um queijo holandês semiduro, amarelo-claro, com um sabor levemente picante e ligeiramente salgado. Tradicionalmente, o queijo é feito em forma de bola, mas também pode identificá-lo em rodadas achatadas. Derrete bem quando quente e os queijos mais envelhecidos podem ser ralados. Fácil de cortar é servido e degustado idealmente com Doce de Dióspiro e Laranja com Noz e Moscatel do Douro.

Queijo Leyden – IGP

O Leyden é firme, é um queijo picante tradicional da cozinha holandesa feito com leite de vaca, alcaravia e sementes de cominho. É produzido tanto em fábricas como tradicionalmente na área histórica de Leiden. Feito a partir de leite de vaca, é muito semelhante ao Gouda na forma, mas a adição de sementes de cominho dá ao queijo um sabor distinto, seco e picante, muito diferente de outros queijos holandeses. O Leyden é um complemento perfeito para uma tábua de queijos, onde pode ser harmonizado com o Doce de Abóbora e Laranja com Mel de Rosmaninho e Eucalipto, Canela e Vinho do Porto.

Queijos Holandeses com compotas

Complementos para tábua de queijos holandeses

Entre queijos e compotas portuguesas encontramos ainda espaço para enriquecer esta experiência de sabores única. O Presunto é uma opção de frios mais nobres e que combinam muito bem com os queijos mais especiais, além de seu sabor servir como um importante complemento para os outros petiscos da tábua. As Frutas secas como as amêndoas, castanhas de caju ou uvas passas harmonizam bem com os outros itens da tábua, além de ajudar a limpar o paladar entre um queijo e outro. As Uvas além de serem interessantes peças decorativas, são pelo seu sabor suave e levemente cítrico o contrapeso perfeito para o seu paladar que vai testar vários tipos de queijo.

Para acompanhar estes queijos, vinhos Syrah ou Cabernet Sauvignon são a escolha ideal. A cerveja também é um excelente acompanhante, especialmente as “Belgian Pale Ale” que são diferentes das variedades regionais por serem tradicionalmente menos amargas e com um acabamento delicado enquanto aumenta os tons doces e tostados do malte.

Na meia dúzia® procuramos sempre oferecer as melhores experiências de sabores e momentos originais. Um bom queijo Holandês merece uma deliciosa compota Portuguesa para o completar da melhor forma. Desta forma, criamos um Pack 3 Doces – Ideal para Queijos Holandeses, com a nossa sugestão de sabores ideais!

Pack 3 - Ideal para Queijos Holandeses

Partilhar nas Redes Sociais