X
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Como degustar Queijo Fresco e os seus benefícios!

O Queijo Fresco pela sua polivalência na cozinha mediterrânica e pelas suas vantagens para a saúde, tornou-se um dos queijos mais populares em Portugal. Recomendado por vários especialistas de nutrição, o seu consumo teve um grande crescimento nos últimos tempos, especialmente entre a comunidade desportista. Estar associado a um estilo de vida mais saudável é apenas um dos seus benefícios, é também delicioso acompanhado de sementes, frutos secos, compotas de fruta ou cremes de chocolate meia.dúzia®.

São vários os países que produzem Queijo Fresco, como por exemplo Portugal, Itália e França, que produzem queijos que acabaram por se tornarem mundialmente famosos, sendo alguns deles Denominação de Origem Protegida. Conheça alguns deles:

Requeijão da Beira Baixa – DOP

Requeijão com Doce de Amora, Avelã e Noz-moscada

A área geográfica de produção do Requeijão da Beira Baixa DOP abrange os concelhos do distrito de Castelo Branco e parte dos concelhos distrito de Santarém. Produto fresco, não fermentado obtido a partir da precipitação ou coagulação, por ação do calor da lactoalbumina e lacto-globulina existentes no soro resultante do fabrico do queijo. Tem consistência macia, textura bem ligada e granulosa, fatiável ou untável, lisa ao corte e de cor branca. Apresenta sabor adocicado e bouquet agradável, fundindo-se a massa facilmente na boca. Um queijo português de qualidade superior merece uma experiência de degustação especial e como sugere Lígia Santos – 1ª Masterchef Portugal, o ideal é harmonizar com Doce de Amora com Avelã e Noz-Moscada e amoras frescas.

Mozzarella de Búfala – DOP

Queijo Fresco

Originalmente este queijo é fabricado apenas com leite de búfala, contudo hoje em dia existem já disponíveis versões com leite de vaca, embora não beneficiem do selo DOP. A Mozzarella é um queijo cremoso, com qualidade elástica e fibrosa. Desde sempre que o seu sabor agradável a leite fresco e a sua suavidade fazem com que seja um ingrediente imprescindível, em especial nas saladas. Quer seja na Salada Caprese (a tradicional salada de tomate e Mozzarella) ou outras receitas, como tartes, bolos, omeletas, pizzas, entre outros, a Mozzarella cheia de sabores, que acentuam outros tantos, inspira-o a criar pratos italianos simples e criativos. Na meia.dúzia® gostamos de combinar com vários doces de fruta sendo os preferidos, o Doce de Abóbora e Laranja com Mel de Rosmaninho e Eucalipto, Canela e Amêndoa e o Doce de Framboesa e Groselha com Lúcia-Lima.

Queijo Gournay

Embora seja apreciado em mais de 30 países, ele ainda goza de sua maior popularidade em França, especialmente devido à marca Boursin que o difundiu. É um queijo de leite de vaca esbranquiçado ou amarelado, com uma textura suave e cremosa. O original era amanteigado e doce no sabor, mas agora é produzido em diversos sabores salgados, tudo pensado para acrescentar, mas não distorcer, o sabor natural do queijo. A inspiração foi um prato tradicional francês de queijo fresco simples servido com ervas picadas que os convidados podiam misturar, se quisessem. Está disponível em cinco sabores: alho e ervas finas, pimenta, chalota e cebolinha, alho leve e ervas finas, e alho e pimenta vermelha assada. É maravilhoso para qualquer tipo de reunião ou simplesmente como um lanche, onde pode sempre degustar com o Doce de Mirtilo com Baunilha e Vinho do Porto para uma experiência mais rica.

Tábua de Queijos Frescos

Benefícios Queijo Fresco

Seja para um estilo de vida saudável ou para uma dieta mais equilibrada, o queijo fresco é uma fonte de nutrientes importantes tanto para crianças como para adultos. Conheça alguns benefícios:

- Rico em cálcio e fósforo, o que auxilia a formação dos ossos, unhas e dentes. Fonte de zinco que promove o equilíbrio hormonal, ideal para comer ao longo do dia e, especialmente, numa refeição ligeira antes de dormir;

- Baixo índice de gordura e de calorias, sendo essencial nos planos de perda de peso e de dietas equilibradas;

- No caso dos desportistas, o queijo fresco é um alimento que devem incluir no seu plano nutricional, pois as proteínas de absorção lenta permitem ao organismo recuperar do esforço físico mais facilmente.

O Queijo Fresco é sem dúvida muito versátil na sua utilização, podendo ser aplicado na mais variadas receitas sem perder as qualidades nutricionais. No entanto, ser saudável não significa deixar de ser apetitoso, muito pelo contrário, na meia.dúzia® criamos um Pack 3 – Ideal para Queijos Frescos que vão tornar os momentos em experiências de sabores mais apelativas.

Pack 3 - Ideal para Queijos Frescos

Conheça o nosso Pack 3 – Ideal para Queijos Frescos!

Partilhar nas Redes Sociais