Como casar bem os melhores queijos de Espanha? Queijo Tetilla (DOP) com Doce Extra de Maça Bravo de Esmolfe (DOP)!

Como casar bem os melhores queijos de Espanha? Queijo Tetilla (DOP) com Doce Extra de Maça Bravo de Esmolfe (DOP)!

São fabricados vários tipos de queijos em Espanha e alguns são muitos famosos em todo o mundo. Dependendo do local, pode se usar, como matéria-prima, o leite de vaca, de cabra ou de ovelha. Certas regiões tendem a ter um queijo mais famoso do que outras, mas o queijo manchego é um dos mais conhecido  por toda a Espanha.

Selecionamos alguns dos queijos mais apreciados de Espanha, de várias regiões e premiados internacionalmente, DOP ou IGP, entre eles Queijo de Vaca “Tetilla“(DOP), Queijo de Ovelha “Manchego“ (DOP), Queijo de Cabra “Beato de Tábara“ e o Queijo de Cabra Fresco ou Curado de “Múrcia“ (DOP).

Queijo “Manchego” (DOP)

O queijo manchego é um queijo espanhol elaborado com leite de ovelha de raça manchega. O queijo manchego artesanal é feito com leite cru (sem pasteurizar) procedentes de gados registrados no conselho regulador da denominação de origem. É protegido por denominação de origem na região da Mancha.  O tempo de envelhecimento deste queijo varia de 2 meses a 2 anos.

Começando pelo Manchego Fresco, maturado somente por duas semanas, é produzido em quantidades mínimas e dificilmente encontrado fora de sua região de origem. Sugerimos para acompanhar este queijo o Doce Extra de Amora com Avelã e Noz-Moscada.

Queijo manchego dop fresco com doce extra de amora com avelâ e noz-moscada

Já o Manchego Curado, o de maior produção, matura entre três e seis meses geralmente, lembrando um delicado aroma de nozes pode ser harmonizado com Doce Extra de Maçã Bravo de Esmolfe com Canela.

Por fim, o intenso queijo Manchego velho, maturado entre um e dois anos, com aromas mais pungentes e picantes. Na Espanha, o Manchego é servido nas tradicionais tapas, cortado em fatias triangulares podendo ser acompanhado com Doce Extra de Amora com Avelã e Noz-Moscada.

Queijo Tetilla (DOP)

Queijo de tetilla é um queijo de vaca elaborado na Galiza cujas características, ingredientes e produção estão regulamentadas por Denominação de Origem Protegida (DOP). Deve o seu nome à forma de seio feminino. É macio e cremoso e na sua produção é usado preferencialmente leite de vacas da raça Rubia Galega. Um queijo de consumo diário e continuado, com boas aplicações culinárias. O consumo de queijo em Espanha tem sido essencialmente reservado, em dois momentos específicos, no momento da sobremesa, seja no final do almoço ou jantar, e no lanche. Sempre tendeu a comê-lo sem qualquer preparação no máximo, os companheiros variam, além do pão, podem ser nozes, mel, compota de maçã ou marmelada ou uvas.

Sugerimos acompanhar este queijo com Doce Extra de Maçã Bravo de Esmolfe (DOP) com Canela.

A maçã Bravo de Esmolfe, DOP, é uma maçã de aroma único, sumarenta, doce e simultaneamente ácida. De polpa e epiderme esbranquiçadas e macias apresenta por vezes manchas rosadas a avermelhadas. Conhecida desde o séc. XVIII, é originária da aldeia de Esmolfe (Penalva do Castelo, Portugal).

A degustação deve ser feita com queijo a uma temperatura de 16-18ºC (que não é fria na boca), por isso todos os cheiros, aromas e texturas são libertados. Para isso é imprescindível retirá-lo da geladeira uma vez antes do horário previsto para o consumo, caso queira apreciar adequadamente as características.

Tábua de queijos espanhóis com compotas artesanais meia.dúzia

Queijo Múrcia ao Vinho (DOP)

Produto típico e único na Europa, resultando de banhar duplamente o queijo de cabra murciana em vinho tinto da região, especialmente o vinho de Jumilla, durante sua maturação. Entre suas características sensoriais, destaca-se a cor branco marfim de sua massa, sua cor granate avermelhado, sua peculiar textura cremosa e elástica. Maturação mínima: 30 dias. O sabor deste queijo é médio, semi-curado, ácido e não muito salgado, com aromas da família láctica fresca, especialmente nata, manteiga e leite de cabra. É um queijo que pode ser servido como tapa acompanhado com Doce Extra de Framboesa e Groselha com Lúcia-Lima ou Doce Extra de Dióspiro e Laranja com Noz e Moscatel do Douro. Recomenda-se o consumo com vinhos tintos jovens com variedades de uva, como cabernet ou merlot.

Queijo espanhol com doce de framboesa meia.dúzia

Como elaborar uma Tábua de queijos Espanhóis original?

Siga abaixo as nossas sugestões para melhores combinações para vários queijos de Espanha. Sugerimos alguns sabores para acompanhar, com Queijos Espanhóis:

 PACK 3 sabores Ideal para Queijos Espanhóis

Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos